Marketing Para Advogados Iniciantes: Guia Completo Para Começar do Zero

Começos não são fáceis! Mas com o Marketing Digital, você pode conseguir seus primeiros clientes tranquilamente. Pensando nisso, elaboramos um guia com a melhor estratégia para você começar com o pé direito!

Vamos aos fatos: você acabou de sair da faculdade e passar na prova da OAB, Sua carreira está apenas começando, você tem bastante bagagem teórica, mas pouca experiência – o que acaba atrapalhando na hora de passar autoridade para seus possíveis clientes –, e para piorar a sua situação, ninguém te ensinou nada sobre Marketing Digital!

Pois é, você ainda não tem aquele portfólio bacana para apresentar aos seus clientes e, como se não fosse o bastante, tem dificuldade para conseguir clientes – justamente para conseguir um bom portfólio

Infelizmente, é nessa situação que se encontram milhares de advogados recém-formados ao redor do Brasil. Pensando em quem se encontra preso nesse paradoxo, decidimos elaborar um guia completo para você começar a utilizar o Marketing Digital ao seu favor e lotar a sua agenda em bem pouco tempo!

E aí, ficou curioso? Então leia esse artigo até o final!

Entendendo as regras da OAB para o marketing jurídico: 

Pois é, o primeiro passo para garantir um ótimo começo de carreira é entender o que pode e o que não pode quando o assunto é divulgar seus serviços advocatícios.

A OAB tem algumas normas bem claras sobre marketing e publicidade que precisam ser seguidas. Afinal, a advocacia não pode ser tratada como uma loja comum, que pode fazer promoções mirabolantes e anúncios extremamente chamativos e apelativos.

Tem que ter uma certa sobriedade e seriedade – e para falar a verdade, é até bom que seja assim, pois seria bem estranho um escritório com um anúncio “O Advogado Ficou Maluco!”, não é mesmo?

Você pode encontrar as regras para publicidade no Estatuto da Advocacia, no Código de Ética e Disciplina da OAB e no Provimento 205/2021. Para garantir que o seu marketing esteja dentro das diretrizes da OAB, é fundamental que você dê uma boa estudada em cada um dos documentos.

Mas, para simplificar as coisas, decidimos fazer um apanhado do que pode e não pode. Dá uma olhada!

O que pode:

  • Criar conteúdos informativos, como posts e artigos, explicando assuntos jurídicos.
  • Ter perfis nas redes sociais, contanto que sigam as normas éticas.
  • Fazer lives e vídeos educativos, sem exageros.
  • Patrocinar publicações, desde que não seja oferta direta de serviços.

O que não pode:

  • Promoções, sorteios, frases de efeito para persuadir.
  • Listar clientes conquistados, isso fere o sigilo profissional.
  • Anúncios muito chamativos, fora do tom sóbrio da advocacia.
  • Mala direta sem consentimento prévio.

Se você parar para pensar, esses limites não são tão ruins assim – justamente por restringirem suas possibilidades, acabam te dando um norte para seguir.

Além do mais, seguir essas orientações transmite mais seriedade e credibilidade para o seu trabalho, ajudando até mesmo no seu posicionamento.

Agora que você já sabe quais são os limites estabelecidos pela OAB, vamos em frente com o nosso guia de marketing para advogados iniciantes!

Definindo seu público alvo

O próximo passo para garantir o sucesso da sua estratégia de Marketing é definir o seu público alvo.

Não importa se você vai colocar seus anúncios e conteúdos dentro do YouTube, do Instagram, do Facebook ou então em um Blog na internet, você precisa saber quem é o seu público ideal.

Da mesma forma que, no final das contas, as limitações da OAB quanto ao Marketing Jurídico te ajudam, as limitações do seu público alvo também te ajudarão.

Atirar para todos os lados é a pior coisa que você pode fazer, principalmente quando estamos tratando de estratégias de marketing para advogados iniciantes.

A melhor coisa que você pode fazer é definir qual é o seu público alvo.

Para isso, basta pensar: “Quem é o meu cliente ideal?”. Quer uma dica? Anote em um papel! Escreva tudo o que você puder sobre o seu cliente ideal, quanto maior for o seu conhecimento sobre ele, melhor.

E como é que você vai conhecer a fundo seu cliente ideal?

Simples: para conhecer a fundo seu público você precisará realizar uma pesquisa minuciosa sobre quais são as suas dores e necessidades.

Assim você consegue produzir conteúdo que é relevante e muito bem segmentado.

Por exemplo: se você pretende atender principalmente pequenos empreendedores, foque em posts sobre abertura de MEI, direitos trabalhistas, contratos, etc.

Ou então, se seu foco é famílias, fale sobre separação, pensão alimentícia, heranças, imóveis.

Quanto mais segmentado, melhor! Não adianta postar sobre todo tipo de assunto imaginável. Foque no seu nicho para atrair clientes ideais.

Criando um perfil atraente e profissional

Bom, agora que você já sabe exatamente para quem deseja direcionar seus serviços, chegou a hora de arrumar o seu perfil nas redes sociais – principalmente no Instagram, que é a grande bola da vez.

Para isso, confira o nosso rápido passo a passo para criar um perfil irresistível!

Escolha uma boa foto de perfil

O primeiro contato que o seu cliente terá com você é através da sua imagem, por isso escolha a sua foto de perfil com sabedoria – preferencialmente levando em consideração o seu posicionamento arquetípico.

Para te ajudar na escolha ou na hora de tirar a foto:

  • Procure um fundo neutro, preferencialmente em tom grafite;
  • Vista-se adequadamente, de maneira sóbria;
  • Nada de sorriso, olhe com firmeza para a câmera;
  • Ao fazer o upload da foto, aproxime seu rosto, para que ele fique em evidência.

Escolha um @ memorável

Bom, agora que você já tem tudo para garantir uma ótima foto de perfil, crie um @ profissional memorável. Duas ótimas ideias são:

  • @o[nome e sobrenome]
  • @eusou[nome e sobrenome]

Ambas as opções são simples e fáceis de memorizar – sem contar que são muito melhores do que aqueles users comuns, com iniciais e underlines a torto e a direito.

Mas calma que, além do user, você também tem o seu nome, que fica no topo da Bio (no instagram).

Neste caso, recomendamos o modelo [nome e sobrenome] | [profissão + diferencial].

Por exemplo: João da Silva | O Advogado Trabalhista

Dessa forma, você não é um João qualquer (você é o João da Silva), tampouco um advogado qualquer (você é O Advogado Trabalhista).

Construa autoridade na sua Bio

Ok! Agora, vamos para a sua Bio!

Em primeiro lugar, deixe bem claro para o seu cliente o que é que você pode fazer por ele – lembre-se de pegar no principal desejo do seu cliente.

Um bom modelo seria:

  • “Te ajudo a alcançar [principal desejo]” ou então “Te ajudo a evitar [principal dor]”.
  • Em seguida, coloque algum diferencial seu, como: horas de trabalho, clientes atendidos, causas ganhas, anos de estudo…
  • Aqui estão alguns exemplos:
  • Advogado desde 2020;
  • Advogado especialista em [nicho];
  • [número] clientes satisfeitos.

Por fim, coloque um CTA (Call to Action) e um link, levando-o até o seu site, blog ou até mesmo para o seu WhatsApp.

Pode ser algo como:

  • Conheça meus serviços
  • [Link];
  • Entre em contato e agende seu horário
  • [Link];
  • Vamos conversar
  • [Link];

Padronize seus posts e stories

Por fim, temos os seus posts e stories.

Nossa dica de ouro é manter um padrão estético. Padronizando seus posts e stories, você cria um ambiente mais clean para o seu cliente – faça da forma correta e ele passará um bom tempo no seu perfil apenas consumindo seu conteúdo.

Bom, agora que você já sabe exatamente como criar um perfil profissional e atraente nas suas principais redes sociais, vamos dar uma olhada na sua produção de conteúdo!

Criando conteúdos que conectam

A próxima etapa da nossa estratégia de marketing para advogados iniciantes é a criação de conteúdo.

No entanto, não é de qualquer conteúdo. Não basta chegar no instagram, por exemplo, e começar a fazer aqueles posts do tipo: “5 motivos para você procurar um advogado”.ou algo do tipo. Não mesmo!

O segredo para gerar conexão entre você e seu público está em dar um passo além e criar conteúdos mais profundos. Conteúdos que mostrem o ser humano que há por trás da sua profissão. Conteúdos que mostrem as dificuldades que você já enfrentou e conseguiu superar – as pessoas amam uma história de superação!

Aqui estão algumas dicas de conteúdos que humanizam a sua imagem e te ajudam a criar mais conexão com seu público:

  • Compartilhe (com autorização do seu cliente) casos dos quais participou. Procure sempre mostrar o seu lado mais humano ao relatar histórias reais de pessoas que ajudou;
  • Aproveite as perguntas que receberá nas caixinhas dos stories para se aprofundar nos dilemas do seu cliente ideal e ajudá-lo não apenas nas questões judiciais, mas nos problemas da vida em geral – principalmente aqueles que são comuns a todos!

Interagindo e se conectando com seu público

Beleza, seu perfil já está com cara de advogado profissional e seu conteúdo é de primeira. Agora é hora de interagir com seu público e criar engajamento!

Para te ajudar, separamos algumas dicas sobre a boa e velha troca de figurinhas:

  • Crie comentários que se destaquem nos posts de outros advogados influentes. Dessa forma, você conseguirá atrair boa parte do tráfego dele para o seu perfil.
  • Responda todas as mensagens que receber no Direct. Mostre que você é solícito e se importa.
  • Abra caixinhas todos os dias e responda quantas puder! Quanto maior for o seu contato com o seu público, melhor!
  • Siga e interaja com potenciais clientes, criando um relacionamento mais do que profissional entre você e eles.

Lembre-se: quanto mais próximo e conectado com seu público, maiores serão as chances de convertê-los em clientes. Portanto, não tenha vergonha e vá trocar uma ideia com seu povo!

Medindo seus resultados como advogado iniciante

Estamos chegando ao final do nosso artigo e, a esta altura do campeonato, sua estratégia de Marketing para advogado iniciante já está bem redondinha!

Agora você só precisa colocá-la em prática e observar os números, identificando o que está funcionando e o que não está.

Para isso, preste atenção nas seguintes métricas:

  • Seguidores e engajamento: Quanto mais gente te conhecendo e interagindo, melhor! Isso é um baita sinal de sucesso!
  • Alcance dos posts: Quanto mais pessoas você impactar, melhor!
  • Tráfego pro seu site: Analise quantos leads seu Instagram gera.
  • Taxa de Conversão: Quantos seguidores você tem conseguido converter em clientes? 

Monitorando esses números e fazendo uma comparação entre o antes e depois, fica muito mais fácil de entender o que é que necessita ser ajustado dentro da sua estratégia de marketing para advogado iniciante.

A Pixel te ajuda com seu marketing jurídico!

Chegamos ao final deste guia e, para que você fixe bem todo o conteúdo, nada melhor do que dar uma boa recapitulada, não é mesmo?

Aqui está um rápido resumo de tudo que vimos:

  • Entenda as regras da OAB e produza conteúdo dentro delas;
  • Defina e estude seu público-alvo;
  • Tenha um perfil atraente e profissional;
  • Aposte em posts e vídeos que gerem conexão com o público;
  • Interaja sempre com seus seguidores;
  • Monitore seus resultados e melhore a estratégia.

E lembre-se: humanize sua comunicação para criar conexão!

Agora é sua vez de colocar esse plano em prática. Quer uma mãozinha? A Pixel tem especialistas em marketing jurídico que podem te ajudar num bate-papo gratuito! Clique aqui e garanta sua vaga para uma consultoria gratuíta!

SOBRE NÓS

Pixel Assessoria de Marketing

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make

ACOMPANHE NOSSO TRABALHO

POSTAGENS RECENTES

CATEGORIAS